Aplicativo “Rascunho” da RFB já está disponível para inclusão dos documentos que serão utilizados no IR 2017

Consultoria Tributária e Fiscal

Especialista da Fradema aconselha os contribuintes a começarem a organizar o IR 2017 o quanto antes para evitar a ocorrência de inconstâncias e posterior autuação da Receita

IR 2017: Lançado em novembro de 2014, o aplicativo Rascunho, disponibilizado pela Receita Federal para a inserção dos documentos pertinentes ao Imposto de Renda, já está disponível e neste ano conta com um aumento significativo do uso por parte dos contribuintes.

ir 2017

Os contribuintes poderão se adiantar e começar a preparar a declaração do IR 2017 antecipadamente com o auxilio do aplicativo, que na verdade, é uma espécie de esboço que o contribuinte faz antes de realizar a oficial declaração do Imposto de Renda. O programa, que também pode ser acessado através de dispositivos móveis, tem como função base arquivar comprovantes de despesas com dependentes, médicos, dentistas, rendimentos, pagamentos efetuados ao longo do ano e movimentação de bens e direitos. Uma vez arquivados, os comprovantes podem ser importados para a declaração do IR, diminuindo significativamente a incidência de erros e posterior retenção em malha fina da declaração.

De acordo com o especialista Dr. Francisco Arrighi, diretor da Fradema Consultores Tributários, este acompanhamento mensal não tem objetivo de enviar dados ou informações ao fisco antecipadamente, pois, tudo só será enviado no ano seguinte como sempre foi, desta forma o acompanhamento evitará erros e esquecimentos de última hora, costumeiro dos brasileiros.