Após término do prazo para a entrega do IR, contribuintes aguardam o valor da restituição

Consultoria Tributária e Fiscal

Especialista da Fradema fala sobre os prazos e adiantamento do valor a ser restituído

De acordo com o Dr. Francisco Arrighi, diretor da Fradema Consultores Tributários, os primeiros contribuintes a receberem o valor da restituição são os que entregaram antecipadamente a declaração do Imposto de Renda. Estas declarações não podem apresentar inconsistências entre os dados do banco da Receita e os dados informados pelo contribuinte, do contrário, o documento consequentemente cai em malha fina e a restituição pode ser lançada para os lotes finais.

valor

Segundo ainda o Dr. Arrighi, também é possível adiantar o valor da restituição através de instituições financeiras, e grande parte dos contribuintes acabam optando por esta ação para quitar débitos que adquiriam nestes mesmos bancos. Mas o especialista alerta: “É preciso estar atento aos juros”.

A Receita Federal realiza o pagamento da restituição através de depósito na agência bancária indicada pelo contribuinte na declaração. No primeiro lote, que será pago em junho, o pagamento acontece dia 16 e consecutivamente no dia 15 nos meses seguintes.