Formação de Consórcios, Joint-Ventures e Holdings

Área Comercial e Societária

Formação de Consórcios, Joint-Ventures e Holdings: Fradema explica a diferença e dá dicas para optar pelo melhor modelo.

Para a Formação de Consórcios, Joint-Ventures e Holdings, deve-se contar com o auxílio de Consultoria Tributária e Fiscal para a criação do melhor modelo, após análise e estudo de toda a estrutura que irá se formar, de acordo com as necessidades do cliente.

Consórcio: O consórcio é “um contrato de sociedades, sob o mesmo controle, ou não, para execução de determinado empreendimento, sem coparticipação acionária”.

Joint Venture: A joint venture é uma associação entre empresas, com objetivos comuns (compartilhamento de tecnologias, riscos, investimentos, lucros, etc.). Trata-se de “entendimento visando à participação conjunta em um empreendimento consubstanciado em contrato ou em série de contratos, normalmente precedidos por acordos provisórios de entendimentos”

Holding: A holding é uma empresa gestora de participações societárias, criada com o fim exclusivo de administrar um grupo de empresas. Logo, seu capital não é investido em bens materiais, mas (de forma total ou parcial) em quotas ou ações de outras empresas, principalmente para ter o controle administrativo delas. Assim, essa organização normalmente controla ou conserva para si (hold) outras organizações. Existe permissão legal expressa para a formação de holdings, no art. 2º, § 3º da Lei nº 6.404/76 (Lei das S.A.): “A companhia pode ter por objeto participar de outras sociedades; ainda que não prevista no estatuto, a participação é facultada como meio de realizar o objeto social, ou para beneficiar-se de incentivos fiscais”.

Formação de Consórcios, Joint-Ventures e Holdings

Área Comercial e Societária

É fundamental contar com uma Consultoria com expertise na prestação de assessoria contábil voltada para a Área Comercial e Societária, atuante em todo e qualquer tipo de procedimento de constituição, cisão, fusão, reorganização, transformação, liquidação e incorporação de sociedades. Com profissionais altamente capacitados, também seja capaz de atuar em casos de obtenção de regimes especiais, diligências junto aos órgãos governamentais e cálculo de FGTS. Dentre os serviços prestados na Área Comercial e Societária, está a Formação de Consórcios, Joint-Ventures e Holdings.