Fale Conosco

RECEBA O CONTATO DE UM ESPECIALISTA DA FILIAL MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ:


Emitido pela Receita Federal, a CND Certidão Negativa de Débito é um documento que comprova que a pessoa ou objeto não possui débito junto aos órgãos públicos. Em várias ocasiões pode ser obrigatório apresentar este documento.

Quando solicitarem a CND, você deverá encontrar os órgãos como a Receita Federal, o INSS, O FGTS e outros para provar que não há dívidas ativas em seu nome ou no nome de sua empresa ou bem (como carros, imóveis e outros).

Saber como emitir esse documento é importante, pois haverá situações que a apresentação dele será obrigatória e sem a Certidão Negativa de Débito diversas negociações ou aprovação de aquisições, venda e trocas poderão ser negadas.

Diante disso, se torna necessário que você entenda o que é o documento e como emiti-lo. Como falamos, a Certidão Negativa de Débito prova para os devidos fins que não há pendências financeiras ou processuais. Com este documento, você prova a situação regular e pode realizar o procedimento que deseja, como contrair um empréstimo por exemplo.

A CND Certidão Negativas de Débitos pode ser solicitada em situações como compra de imóveis e automóveis, financiamentos, concorrência pública, licitações, auditorias e outras situações.

Diante desta obrigação, será necessário ir até o órgão necessário e apresentar seus dados para emissão do documento. A Receita Federal, a Procuradoria Geral da União, os Estados, Municípios, Previdência Social, e outros órgãos emitem este documento para provar a ausência de débitos. Instituições financeiras como a Caixa Econômica Federal e o BNDS também podem emitir para provar que não há débitos com eles.

Como emitir CND Certidão Negativa de Débito?

Você pode ir diretamente em cada um desses órgãos para emitir CND Certidão Negativa de Débito, ou contratar uma empresa de contabilidade para realizar o serviço, dispondo de um profissional para ir em todos os órgãos para conseguir o documento.

Em alguns órgãos é preciso enviar o pedido para a emissão da CND, em outros é possível emitir com mais agilidade como no caso da Receita Federal que oferece a Pesquisa de Situação Fiscal rápida a todos os contribuintes.

Deve-se solicitar auxílio de uma empresa especializada, que possa conseguir as declarações em um prazo curto, pois, muitas vezes se pede a Certidão Negativa de Débitos Estaduais, por exemplo e essa tem validade de até 60 dias. Para outras finalidades, também se pedem certidões de órgãos trabalhistas como o Tribunal Superior do Trabalho (TST) ou Caixa Econômica Federal, e para cada emissão de documento existem regras diferentes, por isso a importância de uma empresa de contabilidade para fazer esses serviços.

Para que não fique perdendo tempo, indo de um local para outro sem saber o que fazer, entre em contato conosco, contrate nossos serviços, o ajudaremos com as emissões das certidões em menor prazo possível.