Fale Conosco

RECEBA O CONTATO DE UM ESPECIALISTA DA FILIAL MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ:


O planejamento tributário é um estudo realizado para levantar todos os tributos que sua empresa deve pagar, um processo essencial para empresas de todos os portes e segmentos.

No Brasil a carga tributária é um dos requisitos que mais dificultam a abertura de empresas e também interfere na saúde financeira da mesma. Muitas vezes a empresa entra em falência por não conseguir equilibrar os recebidos com os gastos mensais e as taxas e impostos fazem parte desses gastos.

Sonegar impostos traz uma série de problemas judiciais e financeiros, por isso contar com uma empresa de contabilidade é importante para ter o controle sobre os tributos obrigatórios que você terá que honrar periodicamente.

As regras que devem ser respeitadas, caso contrário, penalidades e multas serão inevitáveis. Mas com o planejamento tributário o empreendedor terá ciência de suas obrigações e ainda poderá conhecer formas de reduzir, de forma legal, esses tributos.

O planejamento tributário é um serviço realizado por contadores que farão um estudo detalhado para levantar todos os tributos obrigatórios para sua empresa, pensando no setor onde ela atua, no tamanho dela, na estimativa de lucro e outros aspectos.

Com este estudo o empreendedor consegue fazer a gestão do pagamento dos tributos, sem correr o risco de deixar de honrar com obrigações fiscais que poderão acarretar em problemas futuros.

O planejamento tributário é obrigatório?

Não há lei que obrigue o empreendedor a contratar o planejamento tributário, porém o serviço é indispensável para qualquer ramo de atuação e deve ser contratado não apenas por empresas que estão sendo criadas, como também por empresas com vários anos de atividades.

As leis brasileiras se modificam regularmente e é preciso se manter atualizado para não deixar de pagar tributos obrigatórios e ainda encontrar meios legais de reduzir a carga tributária do empreendedor.

Todos esses detalhes devem ser feitos através do planejamento, que pode ser feito de forma operacional que irá traçar de forma básica todas as exigências legais relacionadas à tributos. Nesse serviço é possível até mudar o enquadramento da sua empresa para adequar o regime tributário e encontrar o que for mais conveniente.

Já no planejamento estratégico, outras ações podem ser tomadas, como analisar e encontrar todas as formas que existem de tributação para o seu segmento de negócio e assim te ajudar a cumprir essas obrigações.

Investir no serviço de planejamento tributário trará várias vantagens para sua empresa, entre elas evitar o pagamento de tributos que não são obrigatórios, reduzir os gastos com impostos e até mesmo conquistar a isenção de alguns deles.