Fale Conosco

RECEBA O CONTATO DE UM ESPECIALISTA DA FILIAL MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ:


Ajudamos sua empresa a conseguir a substituição tributária, um mecanismo de arrecadação utilizada pelos governos das esferas estaduais e federal que obrigada uma terceira pessoa a quitar uma dívida de tributo no lugar do contribuinte que está com em débito. Um exemplo do que pode ser feito é sobre as dívidas referentes ao Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que é pago de maneira indireta e já está incluso nos preços dos produtos. No caso dessa tributação, não apenas o consumidor, mais distribuidores e vendedores também podem ser cobrados do ICMS e ao adotar a substituição tributária, é possível escolher um contribuinte substituto que será responsabilizado pelo recolhimento do ICMS que é um imposto estadual.

Esse tipo de situação serve principalmente para empresas que estão com altos gastos com impostos e pagando além do que suas obrigações legais. O mais comum é usar a substituição para frente, isso é, cobrar o imposto do fabricante para que os atacadistas, por exemplo, ou pequenos comerciantes, não precisem ser responsabilizados pelo tributo.

Em resumo, ainda usando o exemplo do ICMS, é possível concentrar a cobrança nas indústrias e assim impedir que o restante das empresas e até mesmo o consumidor venham a pagar o mesmo imposto. Mas é preciso esclarecer que há regras para a substituição tributária, isso é, não são todas as empresas e produtos que podem optar por este sistema. Com a nossa consultoria, você poderá tirar todas as dúvidas referentes aos tipos de produtos que podem utilizar a substituição tributária, e também conhecer a fundo quais são os casos que são possíveis transferir a dívida.

Auxiliamos ainda a entender a legislação vigente para fazer o cálculo do valor presumido, que é o chamado preço-varejo de um serviço ou produto. Utilizamos as regras corretas para chegar ao cálculo do tributo e da substituição tributária, para que você tenha em mente o quanto irá economizar ao transferir esse imposto para outra empresa.

Encontrar o contribuinte substituto e fazer todos os trâmites legais para repassar essa dívida é um trabalho que nós podemos realizar, permitindo que você consiga formas de reduzir os gastos tributários da sua empresa. O processo é complexo e exige o auxílio de profissionais especializados e atualizados com as leis vigentes para que você realize todos os trâmites dentro da legalidade. Conheça as vantagens da substituição tributária e como esse serviço pode te ajudar a reduzir os custos com tributos estaduais e federais.