Planejamento tributário - entenda os motivos!

 A manutenção de uma empresa, seja pequena, média ou grande porte, requer inúmeras aptidões do empreendedor. Uma delas é planejar o investimento e determinar o ponto de equilíbrio (também conhecido no meio empresarial como breakeven point), ou seja, quando seus rendimentos passam a ser suficientes para que a empresa ande sozinha.

Assim, o planejamento tributário é um dos pontos mais importantes para garantir a manutenção da saúde organizacional de sua empresa, visto que permite utilizar a forma apropriada de tributação, reduzindo o número de tributos pagos e os valores que incidem sobre o negócio – o que é chamado de elisão fiscal.

Exemplo: o sistema Microempreendedor Individual/MEI, onde empresário individual recolhe menos impostos e consegue o planejamento adequado ao seu tipo de negócio.

Planejamento tributário - opção viável e legal

 Planejar e estipular os gastos mensais é essencial para o sucesso do negócio. O ramo dos empreendimentos no Brasil é alvo constante de tributos e diversas obrigações fiscais, vinculando empresários e administradores a construir um plano de gestão, que organize as finanças de uma empresa. O meio para o alcance deste resultado é o planejamento tributário.

A carga tributária especificada na lei fiscal brasileira é complexa, podendo causar transtornos para os gestores de um negócio. Portanto, para que se cumpra com as imposições legais e haja a possibilidade de redução de impostos, é necessária a realização de um planejamento tributário eficiente.

Dessa forma, a gestão fiscal dinâmica tem como objetivo a economia (diminuição) legal da quantidade de dinheiro a ser entregue ao governo. Os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, senão a maior. Com a globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário.

Exemplo: Uma análise do impacto tributário a cada ano é muito importante, pois a cada exercício fiscal o cenário empresarial muda e os tributos incidentes sobre as atividades são influenciados por essa mudança, ainda mais nesse momento de recessão econômica que estamos enfrentando. 

Benefícios de um Planejamento tributário efetivo

Retenção recursal: com a gestão, diminuindo os tributos a serem pagos e outras obrigações dispensáveis, se otimizará o emprego dos fundos empresariais, ampliando as possibilidades de investir e ter mais lucratividade.

Menos burocrático, mais administrável: especialmente para as startups, identificando um regime fiscal mais proporcional, em que seja possível reter o desembolso desempoderado, diminuindo as declarações e controles que determinada regulamentação prevê. Há a alternativa de que microempresas e empresas de pequeno porte migrem para o Simples Nacional, resumindo as contribuições pela metade.

Qualificação financeira empresarial: com o controle de fundos, o fluxo de caixa se torna prático. A exatidão em definir o destino do capital possibilitará a tomada de decisões que serão cruciais para a empresa.

Diminuição do risco de penalidades e multas: como já é conhecido, o sistema tributário nacional possui o condão de deixar empresários e investidores apreensivos. Eventuais multas ou sanções podem colocar em risco a reputação e a autoridade de empresas no mercado, sendo um verdadeiro tormento para seus administradores.

Abertura de novos mercados: com menor desembolso e maiores expectativas lucrativas, o empreendedor enxergará uma gama de novas possibilidades e mercados para explorar. A competitividade cresce, além da segurança em investir.

Previsões de faturamentos: será possível, dado o controle recursal, a previsão de faturamentos, sendo determinante para a distribuição geográfica, local de prestação de serviços, definição de mercado e receita total.

Portanto, o planejamento tributário é de suma importância para permanência e competitividade das empresas no mercado, pois sua realização representa a busca por soluções pragmáticas nas diversas questões de natureza tributária decorrentes do dia-a-dia operacional das empresas industriais, mercantis e de prestação de serviços, através de práticas lícitas capazes de excluir, reduzir ou postergar o ônus fiscal, promovendo o crescimento e o aumento da margem de lucro de sua empresa.

A FRADEMA, empresa atuante a mais de 30 anos no mercado de consultoria e assessoria tributária, tem como compromisso o crescimento e a lucratividade da sua empresa através de um planejamento tributário eficiente e qualificado.

Tenha um Planejamento Tributário eficiente e qualificado!

Nosso consultores estão aguardando seu contato.

Color Skin

Header Style

Nav Mode

Layout

Wide
Boxed